19/02/18 09:56

Arteris Litoral Sul reforça e amplia ponte sobre o Rio Cubatão em Joinville-SC

Obras de reforma e ampliação da ponte sobre o Rio Cubatão, no km 26 da BR-101, devem prosseguir até junho

 Trânsito no km 26 da BR-101 irá operar com desvio por 120 dias para sequência da obra de reforma e ampliação da ponte da pista sul, que passa a contar com acostamento e passeio para pedestres e ciclistas

Joinville, 19 de fevereiro. A Arteris Litoral Sul inicia nesta segunda-feira, 19/2, a última etapa das obras para reforço e ampliação da ponte sobre o Rio Cubatão, no km 26 da pista sul da BR-101 em Joinville-SC. Durante a realização dos trabalhos, que devem durar quatro meses, o trânsito nas pistas norte e sul irá operar com desvio e restrição de velocidade a 60 km/h.

Nesta etapa da obra de reforma da ponte, construída há mais de 40 anos, acontece a remoção parcial da laje, reforço do tabuleiro em concreto armado, ampliação da estrutura e substituição do pavimento.

Para realização dos trabalhos, a Arteris Litoral Sul irá implantar um desvio de trânsito no local, conforme as seguintes etapas:

- entre os dias 19 e 21 de fevereiro: fechamento de uma faixa em ambos os sentidos para implantação do desvio;

- dia 22 de fevereiro: desvio do tráfego da pista sul para pista norte, que passa a operar com três faixas, sendo uma para cada sentido e outra reversível - utilizada sob demanda por período, de acordo com o sentido com maior movimento.

O desvio de trânsito irá permanecer até o término da obra, previsto para o mês de junho. No local, também haverá sinalização especial para pedestres e ciclistas, que durante a realização da obra só poderão transitar pelo acostamento da pista sul – o trânsito pelo acostamento da pista norte estará proibido.

Após o término das obras, os motoristas poderão trafegar com maior conforto e segurança pela ponte, que passa a contar com acostamento e passeio para pedestres e ciclistas. Desde 2008, a concessionária já reformou 33 pontes entre Curitiba e Florianópolis, com um investimento total de R$ 55,4 milhões.